ENEM – Videoaulas sobre História do Brasil (Corte Imperial)

ENEM – Videoaulas sobre História do Brasil (Corte Imperial)

A Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil em 1808 inaugurou um contexto histórico e condições para a independência do Brasil num momento de crise política verificada no final do período colonial. Outros fatores são explanados nas videoaulas produzidas pela USP e disponibilizadas aqui para auxiliar nos estudos para as provas do ENEM.

Assista a seguir três vídeoaulas da USP Aulas sobre o tema e no final deste post leia um resumo sobre a Vinda da Família Real Portuguesa.

Aula 1 –

Aula 2 –

Aula 3 –

A Vinda da Família Real ao Brasil Colonial

Os professores de História do Brasil sempre nos explicam que a Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil, ocorrida em 1808, teve como principal fator a guerra expansionista que a França de Napoleão estava impondo à Europa, e que Dom João XVI , sua Família Real e demais passageiros nas embarcações portuguesas vieram para fugir de Napoleão.

Porém desde o ano de 1801, já havia a ideia de transferir a sede da Coroa Portuguesa para o Brasil. Perante o possível avanço das investidas de Napoleão no processo de domínio da Europa pela força das armas em Portugal, o grupo da realeza anglófila defendiam a transferência da Coroa para o Brasil como forma de fortalecer e proteger o reinado português tendo a Grã-Bretanha (Inglaterra) como principal aliado.

Porém, em 1806, a França decretou o Bloqueio Continental em Berlim, diminuindo a possibilidade de neutralidade por parte de Portugal. Em 1807, o Tratado de Fontanebleau dividira Portugal em três reinos. Em outubro de 1807, o então ex-embaixador francês em Portugal, Jean-Andoche Junot, planejava a invasão da França no território de Portugal.

A partir dessa ameaça política e militar da França contra Portugal, Dom João XVI realizou um pacto com a Grã-Bretanha e iniciou o processo de transferência do governo real para o Rio de Janeiro, com a proteção dos ingleses.

Leia mais: http://agendapesquisa.com.br/vinda-da-familia-real-portuguesa/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *