ENEM 2016 Gabarito oficial de dezembro a partir de 7/12

ENEM 2016 Gabarito oficial de dezembro a partir de 7/12

A segunda aplicação do ENEM 2016 realizada nos dias 3 e 4 de dezembro para candidatos prejudicados pela ocupação dos locais das provas no mês de novembro ocorreu com tranquilidade e poderá ter o gabarito oficial do ENEM 2016 publicado pelo MEC a partir do dia 7 de dezembro de 2016.

Abstenção

Se consideradas as duas aplicações do ENEM 2016 houve a participação de 6.005.607 dos 8.627.195 inscritos. A abstenção final ficou em 30,4%.

Leia mais sobre o ENEM: http://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/enem/

As provas do ENEM 2016, segundo dados do Inep, foram aplicadas em 166 municípios para 277.657 inscritos prejudicados pela ocupação dos locais de provas por movimentos estudantis em novembro, porém, antes da realização da segunda aplicação mais de 72 mil candidatos não acessaram os locais de provas da segunda aplicação. O Inep confirmou que 11 candidatos foram excluídos, no dia 3 de dezembro, foram 3 candidatos eliminados e no dia 4 de dezembro, foram 8 candidatos eliminados por não obedecerem às regras das provas.

Prova de redação do ENEM 2016 de dezembro (Segunda aplicação)

Os participantes do ENEM 2016 realizaram, no segundo dia do exame, a prova de redação com o tema sobre “Caminhos para combater o racismo no Brasil”. O texto deveria ser dissertativo-argumentativo de, no máximo, 30 linhas, desenvolvido a partir de uma situação-problema e de subsídios oferecidos sob a forma de textos motivadores.

Para subsidiar a produção textual dos participantes, a proposta de redação apresentou textos motivadores: um que trata da condição do homem negro, o segundo é um artigo de lei que tipifica o preconceito de raça ou de cor como crime; o terceiro é uma peça publicitária que distingue o racismo de injúria racial; e o quarto traz uma definição acerca do que são ações afirmativas.

Motivos para tirar zero na redação:

  • Não atender a proposta solicitada ou desenvolver outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo;
  • Entregar a folha de redação sem texto escrito;
  • Escrever até sete linhas, qualquer que seja o conteúdo;
  • Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação;
  • Desrespeito aos direitos humanos;
  • Parte do texto deliberadamente desconectada com o tema proposto.

As linhas com cópia dos textos motivadores apresentados no caderno de questões serão desconsideradas para efeito de correção e de contagem do mínimo de linhas.

One Reply to “ENEM 2016 Gabarito oficial de dezembro a partir de 7/12”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *