Novo FIES será aprovado

Novo FIES será aprovado

Segundo informações extraoficiais, as primeiras mudanças para o FIES já foram aprovadas internamente pelo Governo Federal e podem ser anunciadas a partir da próxima semana em diário oficial para a abertura das inscrições do FIES 2017.2 e para o FIES 2018. O MEC pretendia anunciar essas mudanças a partir da segunda quinzena do mês de maio, mas as alterações precisaram de mais estudos.

A ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior) havia noticiado que o Governo Federal, para manter a quantidade de vagas, trabalha com o projeto de privatizar parte do FIES, ou seja, financiar parte das vagas com a ajuda de bancos privados, esse incentivo seria batizado de “Fies Privado” ou “Fies Plus”.

Outra mudança esperada no FIES é a elevação da taxa de juros e fim da carência para novos contratos. Desde o mês de fevereiro de 2017, o MEC tem reunido técnicos para analisar alterações no FIES com o objetivo de torná-lo mais sustentável.

Inicialmente, havia o projeto de transferir parte das vagas do FIES para o Prouni, pois o Prouni por não exigir verba pública (somente abatimento de impostos favorável para a universidade particular) não geraria aumento dos custos na geração de mais vagas. Na última semana, o MEC manteve a lista prévia de universidades particulares participantes do FIES para consulta, veja a seguir.

— Leia mais depois da publicidade —



Até a semana anterior, o MEC manteve acesso para consulta de instituições participantes do FIES, a lista foi publicada em primeira mão em nosso site, leia http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2017/06/14/fies-2017-2-inscricoes-e-lista-de-universidades/

As datas de inscrição, resultado e matrículas serão liberadas após a confirmação das novas regras que regerão o FIES (Novo FIES) a partir deste segundo semestre de 2017.

Leia também:

FIES – Estudantes abandonam cursos caros

NOVO FIES – FIES será privatizado 

Novo FIES – Financiamento ficará mais caro

FIES 2017.2 Crise financeira prejudica novos alunos

2 Trackbacks / Pingbacks

  1. FIES 2017.2 Inscrição poderá ter mais cursos |
  2. FIES 2017.2 Inscrições sofrerão atrasos |

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*