ENEM Dica de Geografia (Resolução de questão)

ENEM  Dica de Geografia (Resolução de questão)

Nas provas do ENEM, cujo conteúdo também envolve conhecimento sobre geografia, a questão ambiental relacionada ao tratamento de resíduos sólidos (lixo) é constante, exigindo do estudante bom conhecimento na área. Indicamos a leitura do artigo “Gestão de Resíduos Sólidos”http://agendapesquisa.com.br/gestao-de-residuos-solidos/

No ENEM 2010, esse tema caiu. Leia a questão a seguir e tente resolver:

ENEM 2010  QUESTÃO 4


Os lixões são o pior tipo de disposição final dos resíduos sólidos de uma cidade, representando um grave problema ambiental e de saúde pública. Nesses locais, o lixo é jogado diretamente no solo e a céu aberto, sem nenhuma norma de controle, o que causa, entre outros problemas, a contaminação do solo e das águas pelo chorume (líquido escuro com alta carga poluidora, proveniente da decomposição da matéria orgânica presente no lixo).

RICARDO, B.; CANPANILLI, M. Almanaque Brasil
Socioambiental 2008
São Paulo, Instituto Socioambiental, 2007.

Considere um município que deposita os resíduos sólidos produzidos por sua população em um lixão. Esse procedimento é considerado um problema de saúde pública porque os lixões

  1. A – causam problemas respiratórios, devido ao mau cheiro que provém da decomposição.
  2. B – são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.
  3. C – provocam o fenômeno da chuva ácida, devido aos gases oriundos da decomposição da matéria orgânica.
  4. D – são instalados próximos ao centro das cidades, afetando toda a população que circula diariamente na área.
  5. E – são responsáveis pelo desaparecimento das nascentes na região onde são instalados, o que leva à escassez de água.

Resolução

Geralmente, a quantidade de lixo depositada em terrenos baldios acabam se transformando em lixões, consideradas como áreas de proliferação de insetos, ratos e outras pragas urbanas, que causam doenças como a leptospirose, afetando a população que reside próximo a essas áreas, considerando assim locais de problema de saúde pública. Além disso, como resultado da ação de decomposição da matéria orgânica presente nos lixos, o chorume tem um alto teor de contaminação dos solos e das águas ao entorno desses lixões.

RESPOSTA CORRETA: B – são locais propícios à proliferação de vetores de doenças, além de contaminarem o solo e as águas.

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*