Novo FIES pode endividar mais os estudantes

Novo FIES pode endividar mais os estudantes

A partir de 2018 o FIES terá três modalidades seguindo novas regras previstas no Novo FIES já anunciado pelo Governo Federal no mês de julho de 2017. A previsão é abrir mais de 330 mil vagas utilizando verbas do BNDS, Fundos Constitucionais e do Ministério do Trabalho.

Porém, a MP (Medida Provisória) para regulamentar o Novo FIES ainda não foi aprovada. O novo FIES visa diminuir o rombo nas contas públicas que o FIES gerou entre 2011 e 2016, e a inadimplência nos contratos antigos cujo percentual atinge 49% dos contratos do FIES em andamento, uma das medidas propostas pelo governo para evitar o não pagamento das parcelas financiadas é congelar 10% do salários do estudante beneficiado e acabar com a carência de 18 meses para o início dos pagamentos.

A MP 785 que visa aprovar o Novo FIES já recebeu 278 propostas de emendas para modificar o projeto do governo federal para o FIES. Desse total de emendas, 42 emendas foram apresentadas por parlamentares vinculados à entidades que representam universidades particulares.

O Novo FIES pretende, a partir de 2018, responsabilizar alunos, bancos e universidades particulares no processo de oferta e aquisição de financiamentos, dentre os tópicos do projeto há a possibilidade das universidades particulares serem obrigadas a pagar uma taxa anual para aderir ao sistema do FIES. Até 2017, as universidades privadas destinavam 6,5% do valor das mensalidades para um fundo privado no intuito de cobrir a inadimplência do FIES. Com as novas medidas e a elevação dos custos do FIES, as universidades terão que encarecer o valor das mensalidades e destinar entre 13% e 20% das mensalidades para manter o fundo privado para cobrir inadimplências.

Entre 2009 e 2015, o FIES concede 2,2 milhões de financiamentos, a tendência é o número de financiamento ter uma queda nos próximos anos, caso o Novo FIES seja aprovado e vigore a partir de 2018.

Leia mais:

MEC estuda migração de todos os contratos para o Novo FIES http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2017/07/14/mec-estuda-migracao-de-todos-os-contratos-para-o-novo-fies/

Novo FIES 2018 Vagas são concentradas no Norte e Nordeste http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2017/07/07/novo-fies-2018-vagas-sao-concentradas-no-norte-e-nordeste/

NOVO FIES 2018 Inscrições e dúvidas http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2017/07/06/novo-fies-2018-inscricoes-e-duvidas/

Informações sobre FIES:

http://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/fies/

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*