ENEM Dica de História (Resolução de questão)

ENEM Dica de História (Resolução de questão)

Ter conhecimento em história geral é um diferencial na realização das provas do ENEM, principalmente, nas associações que fatos remotos podem ter com registros posteriores na história humana. Veja a seguir a questão 49 no ENEM 2009.

ENEM 2009  QUESTÃO 49

A Idade Média é um extenso período da História do Ocidente cuja memória é construída e reconstruída segundo as circunstâncias das épocas posteriores. Assim, desde o Renascimento, esse período vem sendo alvo de diversas interpretações que dizem mais sobre o contexto histórico em que são produzidas do que propriamente sobre o Medievo.

Um exemplo acerca do que está exposto no texto acima é

A – a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.

B – o retorno dos valores cristãos medievais, presentes nos documentos do Concílio Vaticano II.

C – a luta dos negros sul-africanos contra o apartheid inspirada por valores dos primeiros cristãos.

D – o fortalecimento político de Napoleão Bonaparte, que se justificava na amplitude de poderes que tivera Carlos Magno.

E – a tradição heroica da cavalaria medieval, que foi afetada negativamente pelas produções cinematográficas de Hollywood.

Resolução

Uma das características do regime nazista foi a busca por elementos que o legitimassem. Para tal intento, Hitler utilizou como estratégia a busca de uma origem histórica que demonstrasse a superioridade e a nobreza dos alemães. Dessa forma, acreditava que o seu governo era uma continuidade das conquistas do Sacro Império Romano Germânico, o I Reich. A unificação alemã, em 1870, representaria o II Reich que se estendeu até o fim da Segunda guerra Mundial e, a partir da década de 1930, Hitler iniciava-se o III Reich. Com a marca dessa tradição, o líder nazista tinha como objetivo reforçar o caráter nacionalista de sua população.

RESPOSTA CORRETA: A – a associação que Hitler estabeleceu entre o III Reich e o Sacro Império Romano Germânico.

Leia mais sobre o ENEM: http://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/enem/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *