ENEM 2017 Educação de surdos é tema da prova de redação

ENEM 2017 Educação de surdos é tema da prova de redação

Na prova de redação do ENEM 2017, o tema exigido foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”. A prova de redação aplicada no primeiro domingo de provas (5/11) apresentou quatro textos motivadores diferentes e um anúncio do Ministério Público sobre o tema. Os candidatos tiveram que redigir um texto argumentativo-dissertativo sobre o tema em 30 linhas.

O tema da prova de redação do ENEM 2017 surpreendeu estudantes e professores. A proposta de texto exigia a elaboração de uma solução para a educação de surdos no país.

Nas questões objetivas temas como New Deal, hidrelétricas do Brasil, clima e temperatura no território brasileiros e escravidão foram cobrados.

No dia 5 de novembro, o MEC confirmou que acataria a decisão do STF de não anular provas de redação que desrespeitassem os direitos humanos, somente descontando 200 pontos. Leia a seguir a nota oficial do MEC:

A partir da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o edital do exame de 2017, o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) decidiram acatar a decisão sem recorrer ao Plenário do STF, garantindo que os participantes do Enem 2017 possam fazer a prova com segurança jurídica e com a tranquilidade necessária ao exame. Dessa forma, não será atribuída nota zero à redação que violar os direitos humanos.

Continuam em vigor os critérios de correção das cinco competências, conforme estabelecido na Cartilha de Participante – Redação no Enem 2017. O respeito aos direitos humanos será considerado na correção como previsto na competência 5: “elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

O texto é dissertativo porque disserta sobre um assunto proposto, descreve-o e explica-o. É também argumentativo porque defende uma opinião e tenta convencer o leitor com argumentos. O material precisa ser opinativo e organizado para a defesa de um ponto de vista, já que a opinião do autor deve estar fundamentada com explicações e argumentos.

Mais sobre ENEMhttp://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/enem/

ANÚNCIO

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*