Novo FIES 2018 é aprovado (inscrições)

Novo FIES 2018 é aprovado (inscrições)

No dia 8 de novembro, foram aprovadas no Senado Federal, a MP (Medida Provisória) que rege as mudanças no FIES a partir de 2018. A partir do próximo ano, o Novo FIES irão ofertar vagas a juro zero, flexibilização no prazo de carência e mais atenção à qualidade dos cursos que oferecem o financiamento.  Ainda no mês de novembro de 2017, o texto deve ser sancionado pelo poder executivo.

As novas regras do Novo FIES 2018 começam a valer no primeiro semestre de 2018, visando beneficiar estudantes mais pobres. A pretensão é gerar 310 mil vagas e num financiamento composto por três faixas.

FIES 1 – serão oferecidas 100 mil vagas a juro real zero para estudantes com renda familiar per capita mensal de até três salários mínimos. Os recursos deste financiamento serão provenientes da União.

FIES 2 e 3 – Para estudantes com renda per capita mensal de até cinco salários mínimos. Terão como fonte de financiamento recursos de fundos constitucionais, no caso da modalidade dois, e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na modalidade três.

Segundo o MEC, a MP aprovada no Senado indica caminhos, ainda, para que os estudantes em situação de inadimplência possam regularizar a dívida. O texto cria o Programa Especial de Regularização do Fies, por meio do qual aqueles que tiverem contratos atrasados com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017 possam fazer o pagamento quitando 20% do saldo em cinco vezes e o restante em até 175 parcelas.obrigatória pelas faculdades que participam do programa e terá o objetivo de garantir o crédito para os financiamentos. Dessa forma, mesmo com o aporte da União, este fundo será formado, em maior parcela, por aportes das instituições. A previsão é de tenha caixa de R$ 3 bilhões.

A MP aprovada no Senado indica caminhos, ainda, para que os estudantes em situação de inadimplência possam regularizar a dívida. O texto cria o Programa Especial de Regularização do Fies, por meio do qual aqueles que tiverem contratos atrasados com parcelas vencidas até 30 de abril de 2017 possam fazer o pagamento quitando 20% do saldo em cinco vezes e o restante em até 175 parcelas.

Mais sobre  FIES:

http://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/fies/

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*