FIES 2018.1 Inscrições comprometidas por queda de adesões

FIES 2018.1 Inscrições  comprometidas por queda de adesões

As inscrições para o FIES 2018, primeiro semestre, serão abertas no mês de fevereiro, provavelmente, no dia 6 de fevereiro, segundo informações extraoficiais. Porém, até o dia 10 de janeiro, mais de 80% das universidade particulares ainda não aderiram ao documento do Novo FIES 2018 para concessão de vagas financiadas no primeiro semestre deste ano.

As instituições privadas de ensino superir tem até o dia 19 de janeiro para aderirem ao FIES 2018.1 e oferecer novas vagas.

As datas oficiais de inscrição, resultado e listas de espera serão publicadas nos próximos dias pelo MEC no site oficial do FIES 2018: http://fiesselecao.mec.gov.br/

No mês de dezembro de 2017, já havíamos noticiado em primeira mão que a abertura das inscrições do FIES 2018 ocorreriam no mês de fevereiro, leia: http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2017/12/26/fies-2018-inscricoes-abrem-em-fevereiro-novas-regras/

Para concorrer a uma vaga pelo FIES 2018 é necessário ter realizado a prova do ENEM a partir do ano de 2010 com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota na redação superior a 0 (zero). Além de comprovar renda familiar mensal bruta per capita de: a) até 3 (três) salários mínimos, na modalidade de financiamento do Fies; b) até 5 (cinco) salários mínimos, na modalidade de financiamento do P-Fies.

A partir do ano de 2018, valerá as regras do Novo FIES subdivido em três faixas:

FIES 1 – Para estudantes que comprovem renda familiar de até 3 salários mínimos per capita. Taxas de juros real igual a zero. Fim da carência de 18 meses após o fim do curso e o estudante terá que começar a pagar assim que se formar.

FIES 2 – Direcionado para estudantes que comprovem renda familiar de até 5 salários mínimos per capita. As taxas de juros serão para empréstimos dos fundos regionais, hoje na ordem de 2,5% a 3%. Os recursos virão de bancos regionais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste e os fundos constitucionais de financiamento dessas regiões. As vagas serão somente para essas regiões.

FIES 3 – Planejado para estudantes com renda familiar de até 5 salários mínimos per capita. A verba será do •              Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os contratos serão geridos por bancos privados.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *