FIES 2018 Como conseguir a sua vaga

FIES 2018 Como conseguir a sua vaga

Segundo o MEC, as novas regras para o Novo FIES serão mantidas e implementadas pela primeira vez a partir do primeiro semestre deste ano. As novas regras, além de gerar desconfianças nos estudantes também causou a saída de importantes instituições particulares do FIES.

Entre as universidades particulares que abandonaram o FIES e não oferecerão vagas neste ano, estão a PUC-RS, Unisinos, Ulbra, UPF, Unisc, Unifra, UCS entre outras. As instituições privadas que não oferecerão vagas pelo FIES justificaram a saída do programa devido à falta de clareza das novas regras.

Como conseguir uma vaga no FIES 2018?

As inscrições para o FIES 2018 primeiro semestre serão abertas a partir do dia 19 de fevereiro, e será regido por três modalidades:

Modalidade 1 – destinada à oferta de vagas com juro zero para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos. Nessa modalidade, o aluno começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda, fazendo com que os encargos a serem pagos pelos estudantes diminuam consideravelmente.

Modalidade 2 – destinada às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento, para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

Modalidade 3 – destinada a todas as regiões do Brasil, com recursos do BNDES. Assim como a modalidade 2, será destinada para os estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos.

A seleção será para 310 mil vagas. Estudantes de todo o Brasil com renda per capita mensal familiar de até cinco salários mínimos, com nota mínima de 450 pontos no Enem e que não tenham tirado nota zero na redação.

Para garantir uma vaga no FIES 2018, além de acompanhar o processo de inscrição e de lista de espera, é aconselhável que o estudante se concentre no curso que realmente quer cursar, na quantidade de vagas que o mesmo oferece no semestre e procurar uma universidade o mais próximo possível de sua casa e local de trabalho.

O candidato poderá procurar por um curso diferente na inscrição de vagas remanescentes ou no segundo semestre deste ano.

Site oficial: http://fiesselecao.mec.gov.br/

Mais informações:

http://vestibular.agendapesquisa.com.br/category/fies/

One Reply to “FIES 2018 Como conseguir a sua vaga”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *