Bolsonaro promete acabar com MEC, ENEM e Prouni

Bolsonaro promete acabar com MEC, ENEM e Prouni

O candidato à presidência da República nas Eleições 2018 pelo PSL, Jair Bolsonaro, promete a elaboração de um estado mínimo no Brasil e o corte de metade dos ministérios existentes hoje no Brasil. Além de extinguir com os Ministérios da Cultura e Meio Ambiente, o candidato e atual Deputado Federal pelo Rio de Janeiro promete acabar com o Ministério da Educação e, consequentemente, revisar os programas de seleção e adoção de bolsas de estudos no Brasil.

Manter uma prova anual e cara como o ENEM é um tema que pesará num possível governo Bolsonaro, lembrando que o MEC ainda não possui verba garantida para a realização do ENEM 2019 (leia e entenda: http://vestibular.agendapesquisa.com.br/2018/08/18/provas-do-enem-ameacadas-por-falta-de-verbas/ )

Programas como SiSU, Prouni e FIES podem ser extintos a médio prazo no decorrer do governo Bolsonaro para realização de cortes de custos e verbas. Parte do apoiadores de Bolsonaro defendem o fim do ENEM e do SISU e o retorno da aplicação dos antigos vestibulares regionais realizados individualmente por cada universidade pública, trazendo de volta a antiga concentração de vagas.

Os custos de abatimento de impostos e juros que envolvem a manutenção do Prouni e FIES também podem sacrificar a continuidade desses programas que mantêm bolsas e financiamentos em universidades particulares. Outros candidatos como Alckmin. Meirelles e Álvaro Dias também analisam reformas ou cortes no ENEM e demais programas.

O presidenciável, Jair Bolsonaro, além de defender a construção e fortalecimento de escolas militares técnicas também defende a universalização do ensino à distância desde o ensino básico até o ensino universitário, em determinadas disciplinas. Jair Bolsonaro defende usar um “lança chamas” dentro do MEC (Ministério da Educação) e cortar os “privilégios” dados para professores e estudantes.

Leia também:

ENEM 2018 Tema De Redação Poderá Abordar Saúde E Cuidados Com O Corpo

Provas Do ENEM Ameaçadas Por Falta De Verbas

 

 

 

 

One Reply to “Bolsonaro promete acabar com MEC, ENEM e Prouni”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *